Plástico filme

Plástico filmePlásticos filmeComprar plástico filme
Estas imagens foram obtidas de bancos de imagens públicas e disponível livremente na internet

PLÁSTICO FILME E SUA UTILIDADE NA MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS

O processo de transporte e armazenamento de cargas consiste em uma série de fatores que, caso não sejam pensados com atenção, podem acarretar em perdas de mercadorias ou danos e, portanto, prejuízos financeiros. Outra questão relacionada ao transporte com problemas se refere à imagem da empresa para com os seus clientes. Caso eles não recebam o que esperavam e da forma como esperavam, obviamente ficarão insatisfeitos com a entrega que foi mal realizada.

Por isso, o cuidado na distribuição, armazenagem e transporte dos produtos é algo que deve ser feito com cuidado pelas empresas, que devem dispor das tecnologias e aparatos existentes a fim de conseguir promover essas atividades da melhor forma.

Quando as mercadorias são transportadas de um local para o outro, seja por meio da paletização, utilizando os conhecidos pallets para colaborar no processo, ou de outra forma, é importante que os produtos estejam protegidos contra possíveis atritos causados pelo próprio transporte.

Uma solução técnica e considerada econômica existente no mercado para facilitar os processos de movimentação de mercadorias é o filme stretch, também chamado plástico filme popularmente. Trata-se de um material que promove diversos benefícios para a área e que possui vantagens como o fato de ser atóxico e reciclável, não degradando o meio ambiente de forma profunda.

PLÁSTICO FILME STRETCH: ESPECIFICAÇÕES

O plástico filme, ou plástico stretch, é um material que possui as seguintes características: é esticável e auto-adesivo, utilizado para a plastificação de produtos em geral. Sua constituição é feita de polietileno. A capacidade de ser esticável faz com que ele consiga estar extremamente fixado à carga em que é colocado, embalando e protegendo o produto, independente de sua forma ou tamanho, sem deformá-lo, mesmo com variações na temperatura.

O plástico filme é um material atóxico, ou seja, não tóxico ou venenoso. A alta maleabilidade é outra característica forte do material, bem como sua aparência translúcida, na grande maioria dos casos, e a alta resistência, podendo ser esticado até determinados pontos. O plástico também é um material reciclável, mais um ponto positivo. Uma das desvantagens acerca do plástico filme e, talvez, a única, se refere ao fato de que o material não consegue proteger as cargas de impactos muito fortes ou, dependendo do caso, de quedas bruscas, o que pode ocasionar em possíveis adversidades no produto.

Para a área industrial, o plástico filme pode ser encontrado nas opções manual, que são as bobinas padrões, e automático, que são as bobinas grandes, as quais são necessárias um equipamento específico para que seja aplicada. Pode ser produzido em diferentes espessuras que podem ser medidas nas seguintes unidades: milímetros ou micras. Geralmente, o plástico filme possui de 20 a 40 micras de espessura.

Quando a aplicação é realizada de forma automática utilizando equipamentos, geralmente são usados modelos denominados orbitais, que se tratam de mecanismos que possuem um espécie de "braço" que gira em volta do pallet, realizando a aplicação do filme em torno da carga. A haste do maquinário que realiza tal função é fixa, enquanto sua base é que se movimenta, o que faz com que a carga puxe o plástico filme.

PROTEÇÃO PARA AS CARGAS

Trata-se de um material com grande resistência que mantém as mercadorias bem protegidas não só de impactos relacionados ao transporte, mas também de agentes que podem causar infecções, como no caso de produtos do ramo alimentício. Além disso, as cargas que possuem embalagem realizadas com o plástico estão protegidas da umidade, conseguindo chegar até o solicitador, seja ele um fabricante ou um consumidor final, de forma totalmente íntegra, limpa e sem danos.

Outro ponto importante do plástico filme é que, por se tratar de um produto que possui transparência, é possível ter boa visibilidade da carga, permitindo que seja possível perceber caso existam violações ou danos nas mesmas. Além disso, o plástico também tem ponto positivo em relação à ergonomia, pois consegue facilitar na atividade de compactar as cargas, colaborando em ocupar menos espaço caso os locais disponíveis nos processos de transporte e armazenamento sejam menores.

O plástico filme, por realizar um bom trabalho relacionado ao armazenamento e a proteção de cargas, costuma ser utilizado nos mais variados contextos e segmentos industriais, como por exemplo indústrias de refrigerantes, latas, agricultura, eletroeletrônico, celulose, fraldas, pisos cerâmicos, móveis e muitas outras acabam aderindo à utilização do produto para que seus produtos sejam mantidos devidamente em bom estado durante os processos.

PALLETS E PLÁSTICO FILME

Uma forma utilizada com grande frequência para realizar o transporte e a movimentação de cargas é a utilização dos pallets, uma ótima opção para o mercado logístico e para a estocagem de mercadorias, facilitando os processos. Ao utilizar a paletização e o plástico filme como aliado, as mercadorias são acomodadas de forma mais firme, fazendo com que sua segurança seja garantida e, além disso, estejam protegidas de poeiras e de umidade. Quando enrolado em volta dos produtos, o plástico apresenta a capacidade de fazer com que cada camada do filme consiga se aderir à outra em cada volta que é dada, criando camadas de proteção.

O uso do plástico em conjunto com os pallets é extremamente útil no caso de cargas que precisam ser unificadas para que o processo de transporte ou de movimentação seja facilitado, ou para que produtos mais frágeis sejam mantidos seguros. Um bom plástico filme para paletização deve apresentar características como alta resistência e ser translúcido, para que seja a visualização do conteúdo das mercadorias seja permitida.

Manusear, transportar e movimentar cargas separadas leva, claramente, muito mais tempo do que se elas estiverem unitizadas em um só pacote. A utilização do plástico também colabora, então, para que as horas de trabalho sejam economizadas, diminuindo o tempo que o veículo de transporte fica parado para que seja carregado ou descarregado, além de otimizar espaço tanto no transporte quanto no galpão ou centro de distribuição que será o seu destino.

COMO FUNCIONA O PLÁSTICO FILME?

O plástico filme possui uma espécie de "memória" que faz com que as moléculas que o formam se contraiam, retornando à posição inicial (de origem) depois de serem esticadas. Existem determinados tipos de plástico que possuem capacidade de cerca de 500% de alongamento até que ocorra sua ruptura. No entanto, é mais comum que o plástico filme seja esticado por volta de 100% a 300% quando é aplicado.

FUNÇÕES DO PLÁSTICO FILME STRETCH

Além de proteger cargas movimentadas, transportadas e armazenadas por meio dos pallets, a usabilidade e funções do plástico do tipo stretch são diversas, entre elas:

  • Resistência
  • Proteção
  • Anti UV
  • Validade
  • Manuseio
  • Estabilidade

Resistência: esse fator se refere ao fato do material ter resistencia à adulteração e à furtos de embalagens.

Proteção: pois o produto possui alto grau de proteção contra fatores como umidade e poeira.

Anti UV: o plástico filme é capaz de proteger da luz do sol quando utilizado com envoltórios elásticos Anti-UV.

Validade: tem capacidade de proteger a validade de determinados alimentos.

Manuseio: facilita no armazenamento e no manuseio das cargas unitárias, fazendo com esses processos sejam realizados com mais eficiência.

Estabilidade: consegue tornar a estabilidade melhorada de determinadas embalagens e produtos, conseguindo formar uma carga única.

STRETCH PRETO

Existe, ainda, uma opção que vem sendo bastante utilizadas entre as empresas, que é o stretch de cor preta. É uma boa alternativa para que não seja permitida a visualização da mercadoria que está embrulhada interiormente na embalagem. É uma boa medida para que a carga esteja em mais segurança, pois mantém o material transportado de forma sigilosa e, com isso, pode evitar possibilidades de furtos, por exemplo.

OUTRO TIPO DE PLÁSTICO FILME: SHRINK

Apesar de possuir mesmo constituição do que o plástico do tipo stretch, que é o polietileno, e também ser utilizado para realizar a embalagem e a proteção de cargas, existe uma determinada diferença que difere o plástico filme stretch do shrink.

O shrink é um plástico do tipo encolhível, ou seja, após realizar a operação de embalagem do produto, é necessário que a mercadoria embalada passe por uma etapa para que o plástico filme seja encolhido por meio de calor. Isso faz com que a embalagem produzida apresente mais firmeza e aderência no produto e que também sua apresentação fique melhor visualmente.

Sua utilização é bastante comum em garrafas, latas e potes. Quando um fardo de latinhas ou um engradado de garrafas do tipo pet são comprados, por exemplo, o plástico que está em volta desses tipos de produtos trata-se do plástico filme do tipo shrink.

COMPARAÇÃO STRETCH E SHRINK

Apesar de possuírem algumas características em comum, existem diferenças relacionadas aos dois tipos de plásticos no que se refere à fatores como a utilização, por exemplo. Plástico do tipo shrink precisam ser aquecidos e não são alongáveis, enquanto o stretch, não precisa de aquecimento e possui uma alta taxa de estiramento.

Em relação ao uso, o stretch é mais utilizado para embalar cargas e mercadorias que são movidas e transportadas pelos pallets, enquanto o shrink raramente possui esse uso. O stretch, além disso, dificilmente é utilizado para produtos industrializados e para embalar alimentos, enquanto o shrink, é utilizado em industrializados e para a embalagem de alimentos. A lucidez dos dois produtos também são diferentes: o stretch possui uma boa lucidez, já o shrink, uma excelente lucidez.

STRETCH COM PROTEÇÃO ANTI UV

Este tipo de plástico aditivado Anti UV pode colaborar para que a vida útil da carga que está embalada seja mais longa, quando armazenada à luz do sol. Assim, o envoltório elástico anti-UV costuma ser indicado se os produtos tiverem armazenamento em galpões ou centros de distribuição com áreas externas.

APLICAÇÃO DO PLÁSTICO FILME

Para a área industrial, o plástico filme pode ser encontrado nas opções manual, que são as bobinas padrões, e automático, que são as bobinas grandes, as quais são necessárias um equipamento específico para que seja aplicada. Pode ser produzido em diferentes espessuras que podem ser medidas nas seguintes unidades: milímetros ou micras. Geralmente, o plástico filme possui de 20 a 40 micras de espessura.

Quando a aplicação é realizada de forma automática utilizando equipamentos, geralmente são usados modelos denominados orbitais, que se tratam de mecanismos que possuem um espécie de "braço" que gira em volta do pallet, realizando a aplicação do filme em torno da carga. A haste do maquinário que realiza tal função é fixa, enquanto sua base é que se movimenta, o que faz com que a carga puxe o plástico filme.

Existe, ainda, uma outra tecnologia existente para realizar a aplicação de material seja ele do tipo shrink ou stretch, que é denominada hood. Nesse tipo de aplicação, o plástico também vem em bobinas. A diferença está que, ao invés de ser plano, ele apresenta característica de ser tubular, o que faz com que seja possível que as pinças do maquinário consiga encaixar na boca do plástico filme em seus quatro lados, abrindo-o, como se fosse um saco. Após isso, o material desce, encaixado na carga que está no pallet, desde o topo até os "pés", de uma única vez, em uma única operação. Após isso, a máquina consegue cortar o plástico e selar o topo da embalagem.

Caso se trate de um plástico filme do tipo stretch, as pinças do equipamento soltam as bordas e a memória que o material possui faz com que ele se contraia, se aderindo firmemente na mercadoria. Caso seja um shrink, é necessário que o pallet com a carga embalada passe por uma segunda etapa em seguida, que é o encolhimento do plástico filme. Esse processo pode ser realizado por meio de um anel de encolhimento ou por um túnel.

PROCURE POR MARCAS RENOMADAS

Assim como qualquer outro tipo de produto ou de serviço, é importante pesquisar antes de adquirir um rolo do material. Preços muito abaixo da média devem ser um sinal para que se pesquise melhor sobre a qualidade e renome do fabricante. Verifique fatores como o peso líquido do material que está sendo oferecido, bem como se o produto é um material virgem ou reciclado, pois os reciclados costumam possuir qualidade e perfomance inferior do que o virgem, apesar de possuírem mais apelo ecológico.

Plástico filme

Receba cotações gratuitas das melhores empresas do setor agora mesmo!



produtos e serviços relacionados

Regiões onde a Loja de Embalagem atende Plástico filme:

  • Selecione a região do Brasil

Regiões onde a Loja de Embalagem atende Plástico filme:

  • Aclimação
  • Bela Vista
  • Bom Retiro
  • Brás
  • Cambuci
  • Centro
  • Consolação
  • Higienópolis
  • Glicério
  • Liberdade
  • Luz
  • Pari
  • República
  • Santa Cecília
  • Santa Efigênia
  • Vila Buarque
  • Brasilândia
  • Cachoeirinha
  • Casa Verde
  • Imirim
  • Jaçanã
  • Jardim São Paulo
  • Lauzane Paulista
  • Mandaqui
  • Santana
  • Tremembé
  • Tucuruvi
  • Vila Guilherme
  • Vila Gustavo
  • Vila Maria
  • Vila Medeiros
  • Água Branca
  • Bairro do Limão
  • Barra Funda
  • Alto da Lapa
  • Alto de Pinheiros
  • Butantã
  • Freguesia do Ó
  • Jaguaré
  • Jaraguá
  • Jardim Bonfiglioli
  • Lapa
  • Pacaembú
  • Perdizes
  • Perús
  • Pinheiros
  • Pirituba
  • Raposo Tavares
  • Rio Pequeno
  • São Domingos
  • Sumaré
  • Vila Leopoldina
  • Vila Sonia
  • Aeroporto
  • Água Funda
  • Brooklin
  • Campo Belo
  • Campo Grande
  • Campo Limpo
  • Capão Redondo
  • Cidade Ademar
  • Cidade Dutra
  • Cidade Jardim
  • Grajaú
  • Ibirapuera
  • Interlagos
  • Ipiranga
  • Itaim Bibi
  • Jabaquara
  • Jardim Ângela
  • Jardim América
  • Jardim Europa
  • Jardim Paulista
  • Jardim Paulistano
  • Jardim São Luiz
  • Jardins
  • Jockey Club
  • M'Boi Mirim
  • Moema
  • Morumbi
  • Parelheiros
  • Pedreira
  • Sacomã
  • Santo Amaro
  • Saúde
  • Socorro
  • Vila Andrade
  • Vila Mariana
  • Água Rasa
  • Anália Franco
  • Aricanduva
  • Artur Alvim
  • Belém
  • Cidade Patriarca
  • Cidade Tiradentes
  • Engenheiro Goulart
  • Ermelino Matarazzo
  • Guianazes
  • Itaim Paulista
  • Itaquera
  • Jardim Iguatemi
  • José Bonifácio
  • Moóca
  • Parque do Carmo
  • Parque São Lucas
  • Parque São Rafael
  • Penha
  • Ponte Rasa
  • São Mateus
  • São Miguel Paulista
  • Sapopemba
  • Tatuapé
  • Vila Carrão
  • Vila Curuçá
  • Vila Esperança
  • Vila Formosa
  • Vila Matilde
  • Vila Prudente
  • São Caetano do sul
  • São Bernardo do Campo
  • Santo André
  • Diadema
  • Guarulhos
  • Suzano
  • Ribeirão Pires
  • Mauá
  • Embu
  • Embu Guaçú
  • Embu das Artes
  • Itapecerica da Serra
  • Osasco
  • Barueri
  • Jandira
  • Cotia
  • Itapevi
  • Santana de Parnaíba
  • Caierias
  • Franco da Rocha
  • Taboão da Serra
  • Cajamar
  • Arujá
  • Alphaville
  • Mairiporã
  • ABC
  • ABCD
  • Bertioga
  • Cananéia
  • Caraguatatuba
  • Cubatão
  • Guarujá
  • Ilha Comprida
  • Iguape
  • Ilhabela
  • Itanhaém
  • Mongaguá
  • Riviera de São Lourenço
  • Santos
  • São Vicente
  • Praia Grande
  • Ubatuba
  • São Sebastião
  • Peruíbe